quarta-feira, 13 de julho de 2011

Rio Grande do Norte é tema central de Festival Nacional de Folclore no Estado de São Paulo


Por Assessoria de Imprensa Secultrn/FJA

 "A Diversidade do Folclore Potiguar" será o tema principal do 47° Festival Nacional de Folclore de Olímpia, no estado de São Paulo, entre os dias 23 e 31 de julho deste ano. Dos 94 mil metros quadrados da área construída especialmente para ocorrer o Festival, chamado de Recinto de Atividades Folclóricas Professor José Sant´anna, 610 metros quadrados estarão disponíveis exclusivamente para o Rio Grande do Norte, no pavilhão cultural e artístico, que este ano ganha o nome "Pavilhão do RN Luís da Câmara Cascudo". Nele, se concentrarão todas as atividades que o RN levará para o Festival Nacional de Olímpia através de vários grupos folclóricos. 

 Não foi à toa que o Rio Grande do Norte conseguiu esse espaço privilegiado num dos maiores festivais, que homenageia a cultura popular no Brasil. De acordo com Séphora Bezerra, uma das coordenadoras da Caravana RN Rumo à Olímpia, há vários anos grupos folclóricos potiguares têm se apresentado no Festival de Folclore de Olímpia. O Pastoril Dona Joaquina, de São Gonçalo do Amarante, por exemplo, está indo pelo quinto ano consecutivo. E foi a partir dessa vivência e participação no Festival que, ano passado, na conferência de encerramento, Séphora Bezerra defendeu o tema acima citado e, no dia seguinte, a Comissão Organizadora do Festival de Olímpia acatou a sugestão e definiu que este ano o Rio Grande do Norte estaria nos holofotes das discussões folclóricas daquele evento.

 O Governo do Estado entra como parceiro dessa grande celebração do folclore potiguar em São Paulo oferecendo toda a infraestrutura do "Pavilhão do RN Luís da Câmara Cascudo". De acordo com informações de Séphora Bezerra, a primeira Secretaria a se engajar nesse projeto da Caravana foi a de Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas), que enviará no próximo dia 18 de julho o Caminhão do Programa de Artesanato do Rio Grande do Norte, no qual constam peças representativas de 900 artesão de todo o Estado. "Além disso, o Governo do Estado nos deu 15 mil catálogos com informações sobre a cultura do RN para distribuirmos em Olímpia", afirmou a pesquisadora e coordenadora da Caravana.

Fonte: GOVERNO RN ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL – ASSECOM

 Do Blog:
Da região do Trairí irá os grupos das cidades de Passa e Fica e de São José do Campestre,os grupos são: Polacio Borborema Potiguar de S.J. do Campestre e o grupo Macabiras de Passa e Fica. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IREMOS VERIFICAR O SEU COMENTÁRIO PARA QUE ELE POSSA SER APROVADO, OBRIGADO POR COMENTAR NO BLOG!