sábado, 10 de março de 2012

IFRN/SC: Pesquisa aborda aspectos socioeconômicos de Santa Cruz



Dados foram colhidos por alunos no bairro Paraíso
Pesquisa aborda aspectos socioeconômicos de Santa Cruz
Alunos foram a campo coletar dados sobre a população
O prédio principal do Campus Santa Cruz está abrigando neste mês a exposição Perfil Demográfico do Entorno do IFRN-SC, fruto do trabalho de pesquisa desenvolvido pelos alunos das turmas do 1º Ano do curso técnico Integrado em Refrigeração e Climatização. A iniciativa envolveu as disciplinas de Geografia, Informática e Matemática e teve o objetivo de caracterizar aspectos socioeconômicos e culturais da população residente nas ruas próximas ao Campus, no bairro Paraíso.
A pesquisa foi baseada nos dados coletados a partir da aplicação de 40 questionários em residências situadas nas adjacências do Instituto, levantando aspectos variados do público alvo. Através desse trabalho foi possível identificar as principais necessidades da comunidade.
Segundo o levantamento, 58% dos entrevistados anseiam por investimentos na área de segurança e 30% reivindicam recursos para a saúde, já que a pesquisa apontou que o principal problema do bairro, para 57% das respostas, é a violência e 97% das famílias fazem uso do serviço público de saúde.
Outros aspectos abordados foram a faixa etária da população, religião, ocupação, dentre outros. “Esse trabalho é importante por possibilitar que os conteúdos desenvolvidos em sala da aula estejam em sintonia com a realidade constatada pelos alunos”, ressalta o professor de Geografia e coordenador da pesquisa, Alberto de Almeida.
Migração
Outra exposição que também está nos corredores do IFRN é a Registro Imagético da Música “A Triste Partida”, que utilizou a composição de Patativa do Assaré, conhecida na voz de Luís Gonzaga, para elaborar ilustrações representando as passagens descritas na música, com o intuito de propiciar uma releitura de tão famosa obra do cancioneiro popular.
Os trabalhos foram desenvolvidos pelos alunos do 2º Ano do curso Integrado em Refrigeração e Climatização e destacam os fatores naturais e socioeconômicos envolvidos no movimento migratório oriundo do sertão nordestino em direção ao centro-sul do país.
Ações 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IREMOS VERIFICAR O SEU COMENTÁRIO PARA QUE ELE POSSA SER APROVADO, OBRIGADO POR COMENTAR NO BLOG!