quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Fim da Era Dom Matias na Arquidiocese de Natal



Hoje (21) é definitivamente o último dia da Era Dom Matias Patrício de Macedo, que deixa a Arquidiocese de Natal. Dom Matias será apenas administrador apostólico até a posse de Dom Jaime.
Quando um religioso completa 75 anos deve apresentar a sua renúncia, conforme o Direito Canônico, que norteia as leis da Igreja Católica. A carta renúncia foi enviada ao Papa no dia 14 de abril deste ano, data do aniversário de Dom Matias.
Agora em janeiro Dom Matias terá mais um aniversário, que será os oito anos a frente da Arquidiocese de Natal. Antes foi bispo de Campina Grande.
Dom Matias é natural de Santana dos Matos, mas foi criado em Angicos, e só chegou a Natal por volta dos 13 anos, após o convite de um vigário de sua cidade para entrar no Seminário São Pedro. O adolescente não aceitou o convite imediatamente. De forma estratégica, para saber como era a vida em um Seminário, ele incentivou um amigo a se matricular e só depois veio para a capital.
Em sua trajetória sacerdotal passou por Ceará-Mirim, Canguaretama, Pedro Velho, Nova Cruz no RN. Na Paraíba passou por Cajazeiras e Campina Grande, até ser chamando para Arquidiocese de Natal.
Com um jeito humilde, simples, aberto e simpático, Dom Matias se tornou uma referência social e religiosa no Estado do RN, sendo uma das figuras mais respeitadas e prestigiada pelo povo Potiguar.
De hoje, 21 de dezembro, até o dia 26 de fevereiro, Dom Matias se despede da Arquidiocese quando irá transmitir a função para Dom Jaime Vieira.
Deixa saudades e o exemplo de pastor do povo de Deus.
Fonte: blog do wallace

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IREMOS VERIFICAR O SEU COMENTÁRIO PARA QUE ELE POSSA SER APROVADO, OBRIGADO POR COMENTAR NO BLOG!