Ensaios, montagem de cenografia e escolha de figurinos fizeram parte da rotina dos alunos
Tornar o estudo literário mais próximo da realidade dos alunos. Seguindo esse objetivo o professor de Língua Portuguesa, Dayvyd Lavaniery, lançou um interessante desafio aos alunos das turmas 1 AV do Integrado de Refrigeração e Climatização 1V do Integrado em Informática: produzir uma peça teatral baseada em fragmentos dos autos literários da Barca do Inferno, de Gil Viecente, e da Compadecida, de Ariano Suassuna.
O trabalho, que contou como atividade avaliativa do IV bimestre, consistia em desenvolver todas as etapas de uma apresentação cênica: roteiro, dramatização, elaboração de cenografia e figurino, montagem de iluminação e sonoplastia. Os alunos iniciaram a concepção das peças e começaram os ensaios ainda no início do ano. “As encenações são importantes para dar uma significação maior ao texto, indo além da leitura, e fazem com que, lendo os autos, que são textos dramáticos escritos para serem encenados, os alunos percebam o alcance artístico da produção literária”, explica o Prof. Dayvyd.
A dedicação dos alunos ficou evidente no resultado final. As apresentações, que ocorreram durante este mês, demonstraram o capricho e a atenção a todos os detalhes, desde os diálogos decorados e representados com legítimas personificações das personagens ao cuidado com o figurino, a cenografia e demais elementos das peças teatrais. “A avaliação dos trabalhos foi a melhor possível. Todos os grupos atenderam aos requisitos dados em sala de aula e fizeram grandes apresentações com montagens muito bem elaboradas”, comenta Dayvyd Lavaniery.
Clique aqui e confira fotos das apresentações.
Fonte: Portal do IFRN
Nenhum comentário:
Postar um comentário
IREMOS VERIFICAR O SEU COMENTÁRIO PARA QUE ELE POSSA SER APROVADO, OBRIGADO POR COMENTAR NO BLOG!