quinta-feira, 10 de maio de 2012

1ª REUNIÃO DO ANO DO COLEGIADO TRAIRÍ ACONTECE NO IFRN/SANTA RUZ

Terça-Feira aconteceu no Auditório do IFRN/Santa Cruz a 1º reunião do ano do colegiado do Território Trairí, no encontro estão presentes representantes de sete cidades que eram: Jaçanã, Coronel Ezequiel, Lajes Pintadas, Campo Redondo, Tangará, São Bento do Trairí e Japi. Infelizmente os anfitriões da reuniam os Santacruzenses  não tiveram nenhum representante.


 Estiveram presentes representantes de vários órgãos como: FETRAF, Banco do Nordeste, secretários municipais, Associações, SAPE, Agricultores e sindicatos além da sociedade civil. 
 
 Essa reunião é realizada todos os meses em diversas cidades do trairí; a reunião tem como foco principal organizar os principais objetivos voltados para os municípios como beneficiamento e sustentabilidade territorial. 

 Na região trairí o coordenador é Emanuel Messias da cidade de Coronel Eequiel, as reuniões tem sido ponto de estabelecer as diversas classes sociais para uma discurção entre sociedade pública e política.

 A reunião teve início às 10h00min horas com a fala do coordenador fazendo-se necessário a apresentação dos participantes em seguida passando a palavra para os representantes  João Maria Dantas e Maria Jadinete Bezerra da SAPE (secretaria de agricultura do estado do rio grande do norte) onde os mesmo trouxeram em sua fala a importância da criação da escola família agrícola na cidade de Lajes Pintadas para o avanço do trairí; dizendo ainda que todas as agroindústria estabelecida nos municípios deverão ser reiniciada seus trabalhos para a sustentabilidade da população, fazendo-se conhecer a necessidade de alguns reajustes técnicos.

 Já o representante José Motta da FETRAF (Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar) explicou a necessidade dos acompanhamentos técnicos profissionais dentro da agricultura nos municípios, “toda cidade deverá existir uma assistência técnica profissional induzida pelas prefeituras para quer o trabalhador rural possa está ciente dos seus projetos nas realizações dos seus objetivos”. Disse 
Zé Motta
 
 A presidenta do Sindicato Rural de Lajes Pintadas e representante da comissão de mulheres Micarla Linhares pela FETARN (Federação dos trabalhadores do estado do Rio Grande do Norte), informou quer estará sendo realizado no dia 16 de Maio em Natal mais um grito da terra nordeste onde reunirá mais de 2.000 mil trabalhadores rurais de todo o estado para as reivindicações na agricultura rural.  Explicou ainda que no último dia 30 de Abril foi realizada na sede do sindicato da cidade uma importante reunião com o fórum municipal das associações para o debate sobre a seca do ano de 2012; na oportunidade foram questionada várias discurções  com problemas e soluções com encaminhamentos para uma solução imediata para os agricultores rurais.
Das cidades participantes estiveram: Lajes Pintadas, Jaçanã, Campo Redondo, Japí, Coronel Ezequiel, Tangará, Santa Cruz e São Bento do Trairí.

 As palavras finais ficaram com o coordenador de agricultura João Simplício que convidou a todos para se fazerem presentes na reunião de debate sobre a escola família agrícola quer será realizada no dia 10 de Maio na comunidade rural de Barros Preto às 19:00 horas com articulações para toda a região.

 Matéria feita por Gilceane com adequações de Bruno Medeiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IREMOS VERIFICAR O SEU COMENTÁRIO PARA QUE ELE POSSA SER APROVADO, OBRIGADO POR COMENTAR NO BLOG!