terça-feira, 25 de outubro de 2011

SITUAÇÃO DA EMATER NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE



fotos: EDIGAR ABENÇOADO

O Estado do  Rio Grande do Norte vem passando por uma situação delicada. Os diversos setores do poder público tem entrado em greve constantemente, reivindicando melhores salário e outras melhorias, a EMATER é um destes órgãos.

O blog: edigarabencoado.blogspot.com, realisou visitas na Região do Trairí em alguns escritórios locais, hoje estivemos visitando o escritório na Cidade de Jaçanã, o blog procurou o extensionista Rural Aderson para uma entrevista.

Veja este relato.

BLOG: Sabemos que a EMATER está em greve, mas você continua trabalhando qual é a razão?

Aderson: é para não piorar ainda mais a situação do agricultor familiar que já está desasistido.

BLOG: Quais são as condições de trabalho hoje no município?

Aderson: Não temos nenhuma condição de trabalho por parte do governo do Estado. O escritório não tem combustível pára o carro, o telefone só recebe ligação, não tem internet,  não temos água para beber, não temos ASG, material de limpesa, e não existe nenhum tipo de incentivo para o funcionalismo.

BLOG:  Como você estar fazendo para acompanhar o Agricultor Familiar no campo e fazer o cadastramento para o garantia safra do Município.?

Aderson: A EMATER local em parceria co a Secretaria de Agricultura e o Sintraf, sindicato dos trabalhadores rurais e Associações, e através do Secretário de agricultura Jair disponibilizou o carro do campo mais forte já com combustível. É assim que estamos conseguindo fazer alguma coisa no município se não fosse estas parcerias nós não tínhamos como fazer nada. E  o Agricultor Familiar estava totalmente desasistido.

BLOG: Quais são as pespectivas de trabalho para este ano?

Aderson: Este ano praticamente já acabou, esperamos que em 2012 o Agricultior Familiar possa ser visto pelo atual governo e que traga mais incentivo para a lei dos pagamentos, plano de cargos e salários.

BLOG: edigarabencoado.blogspot.com

9 comentários:

  1. Se não bastesse a falta de instrutura do órgão, nã vemos o cuidado na preservação do patrimônio público por parte de funcionários da EMATER. Esse carro mesmo, não para, até em domingo é rodando para cima e para baixo.

    ResponderExcluir
  2. A situação da EMATER está feia,isso é o resultado de um governo retrógrado,reacionário e filho da ditadura militar(DEM). A tal Rosalba se elegeu,mas quem manda na verdade é o marido dela,Carlos Augusto Rosado,conhecido por RAVENGAR.

    Aqui em Jaçanã,o técnico local só está com as portas da EMATER abertas porque tem uma promessa do pré-candidato a prefeito Esdras(DEM)de se for eleito, nomear o mesmo para Secretário de Agricultura de Jaçanã em 2013.

    Porque se a EMATER está como o próprio técnico
    está declarando, não precisa abrir as portas.

    Então essa conversa do técnico é pra boi durmir!!

    ResponderExcluir
  3. Em relação ao primeiro comentário, quero salientar que o carro da EMATER em Jaçanã é o FIAT UNO e o responsável sou eu ADERSON, e o mesmo não anda no sábado nem no domingo; Acho que leitor anônimo está confundindo com o PRISMA, que é administrado pela Secretaria Municipal de Agricultura de Jaçanã, então você deve reclamar do Secretário de Agricultura ou do Prefeito, certo.
    Com relação ao comentário do anônimo 2, não só eu como qualquer servidor público tem o direito de fazer greve ou não; Você anônimo não julgue os outros, porque eu não tenho promessa nem rabo preso com nenhum político para poder ficar dependendo deles; Graças a DEUS e a meus esforços tenho as minhas atividades de extensionista na EMATER em Jaçanã há 29 anos e 03 meses e não troco o meu voto por apadrinhamento e promessas de político, o voto é livre e vou continuar exercendo a minha cidadania para o bem da população Jaçanãense e principalmente para os agricultores familiares que é o meu público de trabalho e que tanto tem apreço. Abraços a todos, Aderson da EMATER/JAÇANÃ.

    ResponderExcluir
  4. NÃO EXISTEM PROFISSIONAIS MAIS DEDICADOS AS SUAS FUNÇÕES DO QUE OS TÉCNICOS DA EMATER-RN.
    ALÉM DE EXERCER AS FUNÇÕES DE EXTENSIONISTA, OS MESMOS FAZEM A LIMPEZA DO ESCRITÓRIO, DEVIDO TER APENAS DOIS FUNCIONÁRIOS POR MUNICÍPIO. SALIENTAMOS QUE A GRANDE MAIORIA DOS ESCRITÓRIOS SÓ TEM UM FUNCIOÁRIO. E AÍ? OS TÉCNICOS SÃO OU SÃO SÃO SUPER-HERÓIS? FAÇAM O LEVANTAMENTO DOS RECURSOS QUE ENTRAM NOS MUNICIPIOS DA AGRICULTURA E QUE DEPENDE DA EMATER? DAP , LAUDOS, COMPRA DIRETA, GARANTIA SAFRA, DOCUMENTOS PARA COMPROVAR A ATIVIDADE RURAL NO INSS, GTAs, ETC... OS TÉCNICOS TRABALHAM NOS FINAIS DE SEMANA PARA CUMPRIR AS METAS. E MUITAS VEZES USANDO COMPUTADORES, INTERNET, COMBUSTÍVEL E O PRÓPRIO VEÍCULO. QUANDO ALGUÉM VIR O TÉCNICO DA EMATER-RN NO FINAL DE SEMANA NO CARRO SAIBA QUE É A TRABALHO, POIS SÃO OS PROFISSIONAIS QUE RECEBEM O SEU PÚBLICO (AGRICULTORES) EM CASA, NA RUA, NA FEIRA ,FINAL DE SEMANA ETC... VIVA OS EXTENSIONISTA RURAIS DE TODOS OS ÓRGÃOS. O BRASIL PRECISA DE VOCÊS PARA DIVULGAR AS TÉCNICAS AGRÍCOLAS PARA ALIMENTAR O MUNDO. PARABÉNS. SEM ALIMENTOS NÃO SOBREVIVEREMOS.

    ResponderExcluir
  5. ADERSON, DEIXA DE CONVERSAR BESTEIRA QUE ESSA ESTORIA DE QUE NÃO TEM RABO PRESO ISSO É BALELA POIS QUEM BOTOU VC. NA EMATER FOI DEDÉ FARIAS E É LOGICO QUE ESDRAS NÃO VAI TE DEIXAR COMO SECRETARIO PORQUE VC. É ELEITOR DE PREFEITO VC. NÃO TEM POSIÇÃO TÁ COM QUEM GANHA POR ISSO QUE VAI VOTAR EM ESDRAS SEU ULTRAPASSADO...

    ResponderExcluir
  6. Dá até pra desconfiar desse acordo, Aderson so vivia no bar de charles falando de Esdras e agora puxando o saco, tenha vergonha Aderson tenha dignidade vc. tem capacidade pra isso!

    ResponderExcluir
  7. " será que vamos ter uma surpresa nas proximas eleiçoes para veriador........? VCS VÃO ENTREVISTAR O GANHADOR DESTA ENQUETE TAMBEM ? QUERO PARABENIZAR VCS PELA ESSA ICICIATIVA É MUITO IMPORTANTE ........ "

    ResponderExcluir
  8. " valeu pastila parabens por estar liderando esta enquete .......... ( VEM AI PASTILA 2012 JAÇANA VOANDO MAIS ALTO )

    ResponderExcluir
  9. Amigo Nenen do Som,só um pequeno esclarecimento sobre o seu comentário,ok! Primeiro para você comentar sobre as pessoas,é preciso saber dos fatos reais e não inventar; Eu entrei na EMATER no mês de agosto de 1982, não sabia nem onde ficava Jaçanã, muito menos conhecia meu hoje amigo DEDÉ FARIAS,e DEDÉ FARIAS foi eleito pela primeira vez em 1988 apoiado pelo ex-prefeito DEDÉ PEREIRA; Somente em 1996 quando DEDÉ FARIAS foi eleito pela segunda vez, foi que ele me convidou para ser o seu secretário de Agricultura, ou seja , 14 anos após eu ter chegado a Jaçanã e implantar no município vários trabalhos, entre os quais, a implantação da cultura do maracujá e o caju anão-precoce, que até hoje continua sendo o melhor meio de renda para o agricultor familiar; Lembrando também que no ano de 1988, ou seja, 06 anos após ter chegado em Jaçanã, já recebia o título de CIDADÃO JAÇANAENSE aprovado pela Câmara de Vereadores por unanimidade, por iniciativa do Vereador José Ivanildo Dantas de Oliveira. Por fim, se tiver alguna dúvida, pode me perguntar que respondarei com imenso prazer, abraços de ADERSON DA EMATER.
    Com relação ao anônimo que não quer dizer o nome, eu nunca falei de Esdras em local nenhum, muito menos puxo o seu saco, entretanto, eu converso com ele e todo(as) as pessoas , porque graças a DEUS procuro ser comunicativo, ou é proibido conversar, seja a pessoa político ou não?

    ResponderExcluir

IREMOS VERIFICAR O SEU COMENTÁRIO PARA QUE ELE POSSA SER APROVADO, OBRIGADO POR COMENTAR NO BLOG!