sexta-feira, 23 de março de 2012

O Território do Trairí está presente na 11ª encontro Nacional da Recid debatendo o tema: "DA NOSSA DIVERSIDADE, A FORÇA E UNIDADE PARA CONSTRUIR UM PROJETO POPULAR."

 Em minha bagagem veio o nosso Território e dentro dele o Gt de Economia Solidária e junto com a ECOSOL veio o Forum e dentro do contexto também vem o CFES e ostentando a Representação do FBES neste evento veio o discurso onde tratamos das lutas dos movimentos das conquistas e muitas das vezes a derrota. Mas estamos lutando para a inclusão do nosso Território incluindo dentro dele a nossa luta no Cooperativismo, associativismo, meio ambiente, movimentos sociais, inclusão das mulheres no programa mulheres mil do IFRN em parcerias com a Sec. de Educação, Sindicato e COOPERCACHO. Olhando na linha do Horizonte vejo muita luta. Mas confio na mão amiga, que juntos somamos para mudar pra melhor o nosso trabalho.
Alexandre.
 Alexandre e o ministro Gilberto Carvalho
 Fotos de Lideranças do encontro
 manifestação dos grupos culturais no encontro..

É nas coisas da estrada a chegada, os bilhetinhos com sabor de chocolate adoçam nossa recepção e cria a sensação de que algo ainda mais saboroso estava por vim.... No CIMI, a saudade de quem já veio e o reconhecimento de quem chega pela 1ª vez... Aquele cheiro tomou conta das pessoas, não foi o cheiro da relação, do abraço... Foi o da comida mesmo! Êta cheiro de uma boa comida!!! Teve gente que nem se quer deu um sorriso, olhar ou aperto de mão... Foi direto para as panelas, a fome é triste – deixa as pessoas de mau humor, agora imagine quem está dias sem comer.  Bom, agora sim de barriga cheia, nos abraçamos, cheiramos, nos apresentamos.... Descanso? Claro que não, é hora das tão sonhas e almejadas REUNIÕES, sem elas nossas vidas não seriam as mesmas.
       Norte, Nordeste, Sul, Sudeste, Centro-Oeste foram afinar as cordas do violão para tocarem o som conjuntural de cada região. Nesta melodia a tarde correu... A quem queria fazer um lanchinho, mas não rolou, é melhor tomar o cafezinho e voltar para a reunião. Algumas equipes começaram a funcionar, aquela que cuida do outro e outra começou a agir e afirmaram cuidam “com e não para”....
     Jantar... Outras/os companheiros/as haviam chegado, e mais abraços e cheiros.... Na plenária outra equipe, agora a de animação, convida as pessoas virem para plenária, e ali, numa roda ainda acanhada, cirandaram, viram mamãe oxum e pisaram ligeiro, pois quem não pode com a formiga não assanha o formigueiro.
    Olê mulher rendeira, olê mulher rendá..... Olê Estados compartilham seus bordados, com o nome das educadoras e educadores que seguem na construção do puder popular para o Brasil. E Goiás tão perto, chegou atrasado.
     Willian e France chegam no embalo do poema para coordenar a noite, apresentar o objetivo do encontro, o nosso material de apoio, e uma olhadinha na programação. Debate e reuniões, debates e reuniões. Aguente meu povo.
    É hora da abertura política - Nada de descansar: Sociedade civil e governo, é... o bicho vai pegar. Selvino coordena a turma.Gebrim da Assembleia Popular começa a discussão - somos herdeiros das lutas históricas dos movimentos populares, temos que continuar. Nada de que cair no possibilismo e muito menos no sectarismo. É a vez da Salete com ajuda do Ricardo apresentar o que a SDH (Secretaria de Direitos Humanos) está fazendo, muito temos feito e mais ainda vamos fazer. Moema Marques do Ibase e da rio mais 20 – põe fogo no negocio, quer dizer, é contra o fogo, cuidado com o meio ambiente, “galera na Europa já era! Agora é minha vez!!! Agora é nossa vez de explorar os recursos naturais”. A contradição é que não se pode esperar, nosso desafio não é só na rio mais 20... e qual nosso horizonte? O que contrapõe a esse modelo de privatização? Paulo Maldos, da secretaria geral: os limites existem é verdade, mas temos avançado, e estamos avançando, com limites é verdade.
      Há! E não pegou fogo mesmo, mas quem sabe agora com a intervenção da plenária... mas calma pessoal, não dá pra falar todo mundo somente 8 inscrições, há e de 2 minutos. E nessa certa restrição, ainda sobraram 3 inscrições.... e o fogo não pegou, fruto da contradição, pé dentro, pé fora, sociedade e governo... ai ai, eterna contradição. Maior que tudo isso era o cansaço que o diga o cafezinho da cozinha que foi pulverizado. Vamos descansar que merecemos, mas não antes da reunião da coordenação.
pequeno resumo da galera no confinamento 
Escrito por Alexandre Expedito Presidente da Coopercacho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IREMOS VERIFICAR O SEU COMENTÁRIO PARA QUE ELE POSSA SER APROVADO, OBRIGADO POR COMENTAR NO BLOG!