terça-feira, 17 de abril de 2012

PT debate igualdade racial e educação em Natal



 Foto: Vlademir Alexandre
No último sábado, 14, militantes e parlamentares petistas participaram do encontro estadual promovido pelo Setorial de Igualdade Racial do Partido dos Trabalhadores, na sede do diretório potiguar, no Barro Vermelho, em Natal. O evento contou com a participação significativa de filiados de várias cidades do RN e, ainda, com a presença do deputado estadual Fernando Mineiro e da deputada federal Fátima Bezerra.

O encontro marcou a eleição da chapa “Construindo um RN sem racismo” para coordenação do Setorial da Igualdade Racial. O coordenador eleito Ludjanio Rogério da Silva defendeu que o PT deve “assumir o debate sobre a questão da discriminação que recai sobre negros, remanescentes de comunidades quilombolas, populações indígenas e os povos ciganos no Rio Grande do Norte”.

Fernando Mineiro lamentou que o trabalho de promoção da igualdade racial, iniciado pela Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (COEPPIR) da Secretaria Estadual da Justiça e Cidadania (Sejuc), tenha sido “abandonado” pelo atual governo do RN.

“A questão da igualdade racial precisa de uma ação articulada para construção de políticas públicas eficazes. Infelizmente, esse trabalho foi completamente abandonado pelo atual governo estadual”, comentou.
Mineiro observou que negros, índios e ciganos constituem os setores da sociedade mais isolados e esquecidos pelo poder público. Ele defendeu a adoção de políticas afirmativas para promover a reparação histórica a esses grupos étnico-raciais.

Educação
Depois de participar do encontro do Setorial de Igualdade Racial, Mineiro se reuniu, à tarde, com o grupo do Setorial de Educação do PT, para colher contribuições ao programa para essa área que o partido apresentará à sociedade natalense.

O grupo iniciou o trabalho fazendo um diagnóstico inicial da educação em Natal, cujo quadro foi considerado bastante “problemático” pelos participantes da reunião.

Mineiro resumiu a situação afirmando que não existe na cidade um sistema único de educação. “Temos um tipo de política para o ensino infantil e outro para o ensino fundamental, sem nenhuma interrelação, o que causa um nó difícil de ser desatado”, avaliou.

O decréscimo de cinco mil matrículas no ensino fundamental foi considerado outro fator preocupante. Além disso, a expansão da rede infantil, sem a devida infraestrutura, só agrava a situação.

Os integrantes do grupo de trabalho começaram a definir os eixos que vão nortear o programa petista para a área e concluíram que a educação infantil, a educação fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) precisam estar articuladas para reverter o quadro em Natal e dotar a rede municipal de ensino de qualidade.
 Fonte: Assessoria do Mandato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IREMOS VERIFICAR O SEU COMENTÁRIO PARA QUE ELE POSSA SER APROVADO, OBRIGADO POR COMENTAR NO BLOG!