sábado, 19 de maio de 2012

“Dia 18 de maio, dia de Combate ao Abuso e a Exploração sexual contra crianças e adolescentes”.



O Conselho Municipal de Direito da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Jaçanã, nas pessoas de Luciene e Cleorandy, convidaram as escolas municipais, estaduais e o PETI, para participar de um evento em praça pública onde seria realizada a culminância dos trabalhos realizados nas escolas durante toda a semana com o tema “Dia 18 de maio, dia de Combate ao Abuso e a Exploração sexual contra crianças e adolescentes”.
A data foi instituída pela lei federal 9.970, de 2000, em protesto ao bárbaro crime contra Araceli Cabrera Sanches Crespo.

Aracelli Cabrera Sanches Crespo (Vitória, 2 de julho de 1964 – Vitória, 18 de maio de 1973) foi uma criança brasileira assassinada violentamente em 18 de maio de 1973. Seu corpo foi encontrado somente seis dias depois, desfigurado e com marcas de abuso sexual. Vinte e sete anos depois, a data de sua morte foi transformada no Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes pelo Congresso Nacional.

Os conselheiros tutelares do município de Jaçanã falaram sobre a importância do dia e convidaram toda a sociedade a ajudar no combate ao abuso e a exploração sexual sofrida por crianças e adolescentes. 

Também falaram na importância do disque 100, que é o Disque Denúncia Nacional de Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, que foi criado para receber denúncias dessa natureza. Elas são encaminhadas aos órgãos competentes em até 24 horas. O serviço funciona das 8h às 22h, inclusive finais de semana e feriados. Como o próprio nome já diz, é só digitar 100 no seu telefone. A chamada é gratuita.

Em seguida os alunos e representantes das escolas do município juntamente com os conselheiros tutelares, os dois conselheiros de direito, o PETI com seus representantes  sua Banda e ainda a Coordenadora do CRAS e a Psicóloga do município saíram em caminhada pelas principais ruas do município com intuito de mostrar a importância deste dia a sociedade e conscientizar que é um dever de todos zelar pelos direitos das crianças e adolescentes do no município.

Texto Escrito pelo Conselho Tutelar

Um comentário:

  1. É tão lindo tudo na forma que eles contam e escrevem. Procura os diretores de escolas e pergunta a eles se as coisas acontecerão assim mesmo. Começou a maquiagem.

    ResponderExcluir

IREMOS VERIFICAR O SEU COMENTÁRIO PARA QUE ELE POSSA SER APROVADO, OBRIGADO POR COMENTAR NO BLOG!