quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Cursos de Apicultura do SENAR ampliam produção de mel em Jaçanã

Foto de Colmeias em Serra da Lagoa
 A comunidade de Serra da Lagoa localizada na zona rural do município de Jaçanã na região do Trairí é mais um exemplo de que a Apicultura é uma atividade economicamente viável, socialmente justa e ambientalmente correta. No inicio era apenas uma pessoa, o Jose Carlos que tinha visto uma “criação de abelhas” e conversando com algumas pessoas que criavam em outros municípios resolveu investir na atividade também. Depois chegou o Jose Nilson e se juntou a ele, e começaram a difundir a apicultura pela serra, com isso várias pessoas já estavam sabendo da novidade até que em uma reunião da comunidade na sede da associação a Apicultura foi ponto de pauta e o presidente da associação resolveu abraçar a causa e criar também. Foi até a prefeitura e solicitou um curso de Apicultura. A prefeitura por sua vez tinha uma parceria com o SENAR o qual atendeu a solicitação e em setembro de 2008 foi realizado o primeiro curso de Apicultura da comunidade e em julho de 2010 o segundo, e  que teve como educador em ambos Alexandre Lemos. A partir destas capacitações mais pessoas entraram na atividade dessa forma aumentando o numero de colméias e aumentando também a produção ao ponto da associação criar um grupo específico de apicultores. Com o aumento da produção e com um mercado mais exigente o grupo sentiu a necessidade de se estruturar e atender o mercado consumidor, dessa forma entraram com um projeto de construção de uma “casa do mel” que atendesse a legislação no Programa de Desenvolvimento Solidário-(PDS) para a comunidade, e foram contemplados o ano passado com esse projeto. Mas não foi fácil, tivemos muitas dificuldades para podermos  chegar onde chegamos, graças às capacitações do SENAR através do educador Alexandre Lemos hoje podemos dizer que estamos prontos para atender o mercado, diz o Sr. Geraldo Barbosa da Penha presidente da associação e apicultor. Devido à seca no ano passado só foi produzido 700 (setecentos) kg de mel, praticamente não houve produção na comunidade, no entanto agora com as chuvas desse ano e a casa do mel em funcionamento já foram produzidos e beneficiados aproximadamente 5.000 (Cinco mil) kg de mel, a maior parte desse mel foi comercializada para os estados do Rio Grande do Norte e Paraiba  e uma pequena parte foi exportada para os EUA. E a previsão para a comunidade este ano será de um total de aproximadamente 7 (sete) toneladas de mel, segundo Alexandre Lemos. A associação já foi até o IDIARN para solicitar vistoria para obter o registro e a certificação para a comercialização do mel, informou Geraldo.

 Escrito pelo Apicultor intrutor do Curso de Apicultura Alexandre

2 comentários:

  1. PARABÉNS AOS APICULTORES DA SERRA DA LAGOA PELO SUCESSO , SOB A PRESIDÊNCIA DE GERALDO BARBOSA DA PENHA E COM A COMPETÊNCIA E DEDICAÇÃO DO EDUCADOR DO SENAR-AR-RN ALEXANDRE LEMOS.ABRAÇOS A TODOS, ATENCIOSAMENTE ADERSON DA EMATER.

    ResponderExcluir
  2. Quero fazer uma correção no comentário do Sr. Aderson: Meu amigo você esqueceu de incluir um outro nome nessa lista de felizardos, dedicados e competentes, e eu tenho certeza que o Geraldo também concorda comigo. O nome que está faltando é o seu meu amigo, que foi através de você que eu enquanto educador do senar fui ministrar o primeiro curso de apicultura da comunidade e que a partir daí a apicultura da Serra da lagoa deu um salto, isso foi em 2007, e no ano passado foi ministrado mais um curso e com a casa de mel do grupo já em construção. Devido a esses trabalhos hoje além da parte profissional mantenho também laços de muita amizade com a comunidade. Portanto, parabéns a você também meu amigo. Abraços a todos, Alexandre Lemos.

    ResponderExcluir

IREMOS VERIFICAR O SEU COMENTÁRIO PARA QUE ELE POSSA SER APROVADO, OBRIGADO POR COMENTAR NO BLOG!